16 de set. de 2010

Internet Explorer 9 Beta e a sua aceleração por Hardware

Olá.

Esta sim é uma notícia animadora. 



A Microsoft anunciou o lançamento do Internet Explorer 9 Beta, o qual incorporará diversas funcionalidades "novas", para nosso prazer. A que primeiro chama atenção, é o fato de o browser interagir com o hardware de vídeo do seu computador (GPU), ou seja, se você tem uma placa de vídeo dedicada, supostamente, a renderização de imagens, vídeos, etc, seria acelerado conforme seus recursos.

Segundo a Microsoft, o benefício se dá através de tecnologias Direct2D, o que faz com que o hardware do PC subjacente seja otimizado para a renderização de gráficos. Isso resulta em aplicativos web mais rápidos e uma experiência maior de qualidade de navegação para usuários e desenvolvedores.
Tudo isto foi feito para acompanhar a evolução dos aplicativos voltados a web, pois novas linguagens estão sendo utilizadas em larga escala, e, segundo a Microsoft, atualmente o seu browser usa só 10% da capacidade real do computador (sim, o SEU browser favorito também!). Eis que surgirá o IE9 para acabar com este desperdício de recursos, pois como ele trabalha mais com a GPU, há menos carga de CPU e memória, possibilitando altas taxas de quadros por segundo.

Outros benefícios, listados no site da Microsoft, são:

- Texto de qualidade e desempenho

IE9 utiliza a GPU para fazer a saída de texto - até duas vezes mais rápido que o IE8, e com maior qualidade. O texto pode ser facilmente animado no IE9, e ter um posicionamento sub-pixel, o qual produz letras com mais fidelidade.

- Gráficos de alta qualidade de impressão

Para fazer impressão de alta qualidade do HTML5, você precisa de um subsistema de impressão de alta qualidade. Internet Explorer 9 converte diretamente o conteúdo da web em formato XPS ao enviar a saída para o sistema de impressão (o sonho de qualquer designer).

- E se o meu PC não tem uma GPU?

Porque IE9 é construído sobre Direct2D, ele tem suporte de retorno de software para cada característica. O objetivo é melhorar a performance gráfica e fidelidade, mesmo para o pequeno número de máquinas no mundo sem GPUs, via emulação de software de alta qualidade.

- Conformidade com Padrões CSS3 (Essa eu quero ver)

Existem também outras funcionalidades e características visuais, as quais lembram muito outros navegadores (a Microsoft diz que não), e poderão ser testadas por qualquer aventureiro de plantão, no site: http://ie.microsoft.com/testdrive/


No teste realizado, vemos a grande disparidade, mas não podemos nos assustar, porque na imagem, podemos e devemos desconfiar do resultado, claro, porque se trata de um aplicativo desenvolvido, testado e comparado com outros similares, mas pela mesma empresa! No mínimo suspeito. Portanto, vamos esperar a versão oficial sair, pra ver o que mudou e o que foi melhorado ou excluído. Se você tem alguma sugestão de teste pra mandar pra eles, melhor ainda =]

E para quem quiser testar, aqui o link de download do IE9 versão Beta.

***Antes de clicar ali, um aviso decepcionante para muitos: NÃO FUNCIONARÁ NO WINDOWS XP! Somente Seven e Vista, por enquanto - É claro, nem tudo são mil maravilhas. Por trás da boa notícia, sempre tem alguém que chora. Eu tive que testar em um computador que não era o meu, pois ainda estou no WinXP x64. (até quando será?)

Todo o intuito deste novo navegador, segundo o site da Microsoft é que com o novo sistema do Internet Explorer 9, o que realmente chamará a atenção será o site em que você está navegando, não o navegador.

No site de testes, meu Firefox v3.6 obteve de 3fps a 15fps, às vezes travando por 5 segundos ou mais. Assim a gente se convence fácil, não?

Esperamos o Contra-Ataque dos concorrentes!

Até!

0 comentários:

Postar um comentário