22 de set de 2010

Desbloquear e rotear o modem SpeedTouch 510v6 da UOL

Olá.
Como desbloquear e rotear o modem SpeedTouch 510v6.

Este tutorial me ajudou e ajudará você também, pois muita gente assinou ou ainda assina o provedor UOL por causa do modem ou sei lá porquê. O modem, vinha de “graça” mediante certa fidelidade com o provedor. Porém, depois de um ano, você não conseguirá utilizar outro provedor que não seje a citada acima, pois o mesmo se encontra BLOQUEADO. Afinal, você ganhou comprou o modem, mediante assinatura do provedor pelo período de um ano! Isto seria a mesma coisa que você comprar um carro zero km e ter que realizar TODAS manutenções e ainda abastecer ele na loja que você comprou. Ou seja, absurdo. não precisa nem pensar.

Lembrando que os passos a serem seguidos, foram testados por mim mesmo, se você seguir corretamente, tudo dará certo. Se algum passo não der certo, resete modem e tente novamente. E cuidado para não desligar o modem durante a atualização, pois se isto acontecer, seu modem será danificado.


==================
TUTORIAL PARTE 1
==================

Primeiramente, verifique se o cabo de rede do modem está ligado diretamente na placa de rede do seu computador. Se não estiver, no caso de você ter um HUB ou outro dispositivo, providencie isto. Você irá precisar também do login/senha do outro provedor, para configurar posteriormente.
Coloque os IP’s na placa de rede. Para isto, acesse o Menu Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Conexões de Rede. Em “Conexão Local”, clique com o botão direito, Propriedades. Procure e selecione “Protocolo TCP/IP”, clique em Propriedades. Digite os números e aperte em OK, conforme o imagem abaixo:

Agora feche as janelas seguintes clicando em OK ou Fechar.
Vamos precisar de alguns arquivos:

  • Programa de Atualização do Firmware
  • Bios UK – ST5×0v6 6.1.4.3_UK
  • Programa de Configuração (parte 2)

Para fazer download dos arquivos, clique AQUI ou AQUI [7,55mb]

Faça download e extraia os arquivos na área de trabalho. Utilize o Winzip ou WinRar. Abra a pasta “upgradeST”, execute o arquivo “upgradeST.exe” e aguarde como na tela abaixo:

Agora, antes de clicar em “Próxima”, precisaremos resetar o modem para que possamos acessar sem a senha de administrador. Para isso pressione por 20 segundos ou mais o botão pequeno de reset que está atrás do modem.(utilize uma caneta)

DICA: Fique olhando para as luzes do modem, você vai saber quando ele foi resetado. Para garantir, repita o reset outra vez.

Após resetar o modem e aguardar 1 minuto, o programa vai tentar  localizar o modem. Clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo). Se não encontrar o modem, repita o passo anterior, pois você não conseguiu resetar o modem corretamente.

Chegando nesta tela, temos o botão onde iremos selecionar o novo firmware(arquivo que atualiza o modem). Clique no botão “Com disco”: (ver imagem abaixo)

Na proxima tela clique em “Navegar”, localize o aquivo “ST5x0v6 6.1.4.3 UK.bin” da pasta na Área de Trabalho e clique em “OK”: (ver imagem abaixo)

Depois disso clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Na próxima tela marque a caixa “Sim, tenho certeza” e clique em “Próxima” novamente: (ver imagem abaixo)

Agora aguarde a atualização do novo firmware, não desligue o modem: (ver imagem abaixo)

Depois de concluir a atualização, clique no botão “Concluir”: (ver imagem abaixo)




==================
  TUTORIAL PARTE 2
==================

Depois da atualização, aguarde 2 minutos, siga os seguintes passos para configurar seu novo provedor no modem.

Esse modem tem dois tipos de configuração: modo “Ponte ou Bridge” e modo “Roteador ou Router”.
O modo “Ponte” funciona quando o modem utiliza um discador para a conexão ADSL ou então um roteador, onde nesse roteador está configurado com o login e senha do provedor fazendo assim a conexão.
Já no modo “Roteador” (mais indicado), o login e senha do provedor já ficam configurados internamente no modem, dispensando o uso do discador ou do roteador, ou seja, você liga o computador e o modem já se encontra conectado.

==================================================
TUTORIAL CONFIGURANDO O MODEM NO MODO “PONTE”:
==================================================
*Lembrando que este método é o menos usado

Volte na área de trabalho, abra a pasta “Configurar_ST510v6″, depois a pasta “SetupWizard” e execute o arquivo “stInstall.exe”.
Selecione o idioma “Português” e clique em “OK”: (ver imagem abaixo)


Na tela seguinte clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

O programa irá localizar o modem: (ver imagem abaixo)

Após o modem localizado, iremos selecionar o serviço. Selecione a opção “Com ponte” e clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Agora iremos selecionar o VPI/VCI do serviço de banda larga. Selecione o valor correspondente ao seu serviço. No exemplo, está sendo seleciona o da “Telefônica”, o qual o número é “8.35”. No caso de quem tem internet da OI (Brasil Telecom), o número a ser configurado é: “0.35”, depois clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Agora iremos definir o login e a senha pra o acesso às configurações internas do modem. Digite admin para o nome do usuário e coloque uma senha que você irá lembrar posteriormente. Clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Na próxima tela, o modem será configurado com as novas configurações: (ver imagem abaixo)

Clique no botão “Concluir” para encerrar o assistente de configuração: (ver imagem abaixo)


=====================================================
TUTORIAL CONFIGURANDO O MODEM NO MODO “ROTEADOR”:
=====================================================

Na área de trabalho, abra a pasta “Configurar_ST510v6″, depois “SetupWizard” e execute o arquivo “stInstall.exe”. Selecione o idioma e clique em “OK”: (ver imagem abaixo)

Na tela seguinte clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)


O programa irá localizar o modem: (ver imagem abaixo)


Após o modem localizado iremos selecionar o serviço. Selecione a opção “Roteador” e clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Agora iremos selecionar o VPI/VCI do serviço de banda larga. Selecione o valor correspondente ao seu serviço. No exemplo, está sendo seleciona o da “Telefônica”, o qual o número é “8.35”. No caso de quem tem internet da OI (Brasil Telecom), o número a ser configurado é: “0.35”, depois clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Nessa tela iremos configurar o modem com o login e senha do seu provedor de acesso a internet. Insira o email@provedor e clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Aqui vai uma dica: Atualmente (set/2010), o provedor mais barato existente é o localturbo, ou mesmo o provedor da Oi. Mas se você procurar direitinho no Google, achará provedores “de graça”, porém, não é o foco no momento.

Agora iremos definir o login e a senha pra o acesso às configurações do modem. Clique em “Próxima”: (ver imagem abaixo)

Na próxima tela o modem será configurado com as novas configurações: (ver imagem abaixo)

Clique no botão “Concluir” para encerrar o assistente de configuração: (ver imagem abaixo)


Após isso, aguarde alguns minutos, recomendo reiniciar seu computador enquanto espera, pois ele irá pegar o IP novamente quando o DHCP estiver disponível. Repare as luzes do seu modem, quando todas acenderem, e a luz da ADSL começar a piscar, estará tudo correto, e é só navegar!

Considerações finais:
Este tutorial que você encontrou aqui, foi “mastigado”, de forma que pessoas mais leigas possam também fazer o procedimento, fiz algumas modificações que simplificam alguns passos, e ajudarão a estas pessoas. Portanto, os créditos deste, vão para seu respectivo autor. Acho importante a informação ser repassada a quem interessa através de várias maneiras. Quem não conseguiu achar o tutorial no outro site, teve a oportunidade de encontrá-lo aqui neste blog. Caso o seu autor não aceite tal situação, por favor, me mande uma mensagem que eu analisarei e possivelmente removerei este post.

Se o post mesmo assim te ajudou, comente! =]

1 comentários:

Laurence disse...

Obrigado pelo tutorial, tem como vc disponibilizar os arquivos novamente? estou para comprar um 510v6 UOL usado, então já estou me precavendo. []s

Postar um comentário