1 de out de 2010

Como ajustar a imagem do monitor LCD

Como ajustar as configurações de um monitor de cristal líquido para aumentar a qualidade da imagem

É um paradoxo, mas com a melhoria na qualidade trazida pelos monitores LCD a aparência das imagens e dos textos pode piorar na tela. Saltam aos olhos as imperfeições das letras e das imagens que antes passavam batidas em CRT. É como a televisão de alta definição, que mostra as espinhas do galã de cinema com toda a crueza. Com a resolução maior, também há um problema óbvio, o primeiro a ser notado: muita coisa fica minúscula nas telas. Para tudo isso, há solução - é uma questão de ajustes.

A sintonia fina para deixar o monitor nos trinques é feita no próprio sistema operacional e também em outros programinhas. Em termos de resolução, vale a regra do Windows na qual as fontes são exibidas em 96 pontos por polegada (ppp). Se a resolução do monitor deixar a tela com mais do que 96 ppp, as letras vão ficar pequenas demais. Um monitor LCD de 17 polegadas, por exemplo, deve trabalhar com uma resolução de 1.280 x 1.024 pixels. Um de 15, com 1 024 x 768. Para saber as resoluções mais indicadas para cada tamanho de monitor, veja o quadro ao lado.

ClearType - Para suavizar os textos, a melhor opção é usar o ClearType, recurso do Windows XP. Ele ajusta o desenho das letras, de forma que elas fiquem mais legíveis na tela. Para ligar esse recurso, clique, com o botão direito do mouse, na área de trabalho e selecione Propriedades. Depois, passe para a aba Aparência e pressione o botão Efeitos. Na janela seguinte, escolha, em Usar Este Método para Suavizar as Bordas das Fontes de Tela, a opção ClearType. Ainda há opções de ajuste fino do ClearType. Para isso, há duas alternativas. A primeira é uma página da Microsoft que lembra um exame oftamológico. Ela mostra vários textos, cada um com características diferentes. Quando se escolhe o mais legível, é definido o ajuste apropriado do ClearType. Outra opção é usar um programinha gratuito, o ClearType Tuner PowerToy, também da Microsoft, para fazer o ajuste manualmente. Com o ClearType Tuner PowerToy, dá para modificar a taxa de suavização das fontes no Windows.

Letras - Outra providência ao ajustar o monitor, agora óbvia, é aumentar o tamanho das letras. Para começar, é preciso alterar as barras de aplicativos e botões para mostrarem letras maiores. Clique, com o botão direito do mouse, no desktop e selecione Propriedades. Vá à aba Aparência e, em Tamanho da Fonte, selecione a opção Fontes grandes. Também há ajustes para os outros textos que aparecem na tela. Para aumentá-los, clique na aba Configurações na janela Propriedades do Vídeo e, em seguida, no botão Avançadas. Mude, na seção de Configuração de ppp, a opção para Tamanho Grande. Ao confirmar essa opção, será preciso reiniciar o micro para que o Windows possa carregar as novas fontes com tamanho maior. Depois, ainda será preciso ir à mesma janela das configurações de ClearType e marcar o item Usar Ícones Grandes para que o texto dos atalhos não fique maior do que seus ícones. O programa Liquid View, um shareware, permite fazer esses ajustes rapidamente, de uma só vez. Basta clicar em um dos ajustes para aumentar todos os elementos da tela.

Refresh Rate - Em LCDs, a tremulação da tela não é problema porque não há renovação da tela inteira, só dos pixels que mudam. Uma taxa de renovação de 40 a 60 Hz deve ser a ideal para um LCD, a menos que o fabricante diga o contrário. O que talvez seja problemático para alguns usuários de LCD, especialmente os apreciadores de games, é o tempo de resposta de ponto, que é o tempo que um único ponto leva para mudar de preto para branco e, depois, de volta para preto. LCDs mais antigos têm tempos de resposta mais lentos do que 20 milissegundos, causando o efeito “fantasma” em imagens que se movimentam rapidamente. A maior parte dos LCDs vendidos atualmente proclama-se mais veloz.

Brilho e contraste - A configuração de brilho controla a intensidade da luz traseira no vídeo. LCDs tendem a ser muito mais brilhantes do que CRTs – portanto, talvez não seja necessário nem desejável aumentar o brilho. Ajuste o contraste usando uma tabela de escala de cinza como a do programa gratuito DisplayMate (clique aqui para baixar) para maximizar o número de tons de cinza visíveis. LCDs, com freqüência, perdem detalhe na extremidade escura da escala.

Tom de cor ou temperatura de cor - Fontes de luz diferentes emitem tons de luz branca ligeiramente diferentes, desde um branco azulado “frio” a um branco avermelhado “quente”. A maioria dos monitores oferece pelo menos três tons, ou temperaturas, para acomodar condições de iluminação variadas. Estas configurações podem ser identificadas como Modo 1, Modo 2 e Modo 3, ou Alto, Médio e Baixo. Também podem utilizar rótulos científicos que se referem à temperatura em graus Kelvin (K), nos quais objetos superaquecidos emitem um tom de luz branca. Configurações comuns incluem 9.300 K (azulado), 6.500 K (mais neutro) e 5.000 K (avermelhado). Muitos monitores permitem que você selecione manualmente o equilíbrio de vermelho, azul e verde na sua luz branca. Ajuste as configurações para ver a temperatura que julgar mais conveniente.

Qual a melhor Resolução para meu LCD?

Esta configuração é incluida em alguns LCDs para informar a resolução atual da tela, bem como o número de horas que o monitor esteve em operação e o número de horas que a iluminação traseira esteve ativada - boa estatística para saber se você está comprando um LCD usado. Para ver as informações, procure no menú do seu LCD. Geralmente, se você ligar ele sozinho sem plugar o cabo no computador, mostra a resolução recomendada para ele.

Melhor imagem - DirectX é uma tecnologia Windows que aprimora imagem e som. Descubra se você tem a versão mais recente (atualmente, 9.0c) com o DirectX Diagnostic Tool. Clique em Iniciar/Executar, digite dxdiag, pressione Enter e procure a versão na guia Sistema. Se for o caso, baixe a última versão do DirectX no site da Microsoft.

DVI em vez de VGA - Se possível, use DVI para conectar o LCD ao computador. Estas conexões digitais produzem imagens melhores do que a entrada VGA analógica de um CRT. Se o LCD suporta DVI, mas o adaptador gráfico do computador só tem portas VGA, considere um upgrade. Se suas imagens ficam escuras demais até mesmo no brilho máximo do seu monitor, experimente a configuração de gama em Propriedades de Vídeo do Windows (Marque a guia ATI ou nVidia sob Propriedades de Vídeo/ Configurações/ Avançadas).

GAMES - Nos games, o efeito de um bom monitor aparece nas texturas, que aparentam mais imperfeições. A solução é usar os recursos de antialiasing das placas de vídeo. Esse efeito suaviza o visual das texturas, deixando-as mais bonitas. O configuração desse recurso pode ser feita pelo driver da placa de vídeo. Só vale lembrar que usar o antialiasing resulta em diminuição da performance no jogo. Assim, só vale a pena quando a placa de vídeo consegue manter boa taxa de frames exibidos na tela mesmo com o recurso ligado. Não adianta diminuir a jogabilidade e deixar o game insuportável somente para que o visual fique melhor. Com o anti-aliasing no ajuste mais forte, a performance geralmente cai em cerca de 40%. A não ser que você tenha um ótimo hardware, deixe o antialiasing no mínimo.

Há um site muito interessante também (em inglês) que trata de calibrar o teu monitor, Logo. Siga as instruções que o resultado é muito satisfatório.

Fonte: Aqui e Aqui

0 comentários:

Postar um comentário