18 de nov. de 2011

Como preparar um ambiente para programar para Android


Instalando Android SDK no Windows + Eclipse ADT Plugin

Olá entusiastas do Android. Assim como você, estou começando a me interessar por esta plataforma. Já trabalho com um aplicativo que é instalado em um android 2.3, e já trabalhei um pouco com o android 2.2. Posso dizer que o entusiasmo de mexer em um sistema operacional diferente do "normal" é muito grande. Mesmo sentimento de quando vi o Windows 3.11 pela primeira vez. (ou seja, depois que vc mexe um pouco já descobre algumas limitações e fica triste heehheehhe).
Bom, como eu estava falando, estou querendo começar a desenvolver meus próprios aplicativos, talvez disponibilizá-los no Android Market por sei lá, R$ 0,50 centavos, pra quem sabe ficar rico, então baixei e instalei o kit de desenvolvimento para android e estou recém começando - Todo império tem um começo (Não custa nada ser entusiasta).
Siga os passos:
1) Baixar e instalar o SDK Plataform do Android v3.2
Faça o download da SDK (system development kit), no meu caso, para o Windows 32-bit (sim, eu ainda uso o Windows XP no meu notebook que roda até Crysis), através desta página. Basta escolher o seu sistema operacional, extrair o .zip e executar o arquivo ‘SDK Manager.exe’. OBS: esta parte para eu foi a mais chata, pois ficou um tempo baixando algumas atualizações... Odeio esperar...

Basta ter paciência, enquanto isto, se distraia um pouco. Para quem tiver dúvidas nesta parte, realize a instalação de acordo com o que está aqui. Depois você verá que todas as atualizações terem sido salvas no próprio diretório onde o ‘SDK Manager.exe’ foi executado, No final das contas, tudo ficou com mais ou menos 2GB.

Talvez tenhamos baixando pacotes desnecessários, mas tudo bem, pois agora temos a plataforma para desenvolver aplicativos da versão 1.6 ao 3.2 do android (talvez para a nova 4.0?), fora alguns vários exemplos de código para todas essas SDKs. 
2) Preparando o ambiente de desenvolvimento
Agora que já temos o SDK do android instalado precisamos de um ambiente de desenvolvimento. O Eclipse é o mais utilizado e recomendado, e o que eu acho mais importante, há vários fóruns de ajuda e tal... Para baixar o Eclipse, basta entrar neste site e escolher uma versão estável. O Google recomenda a versão Classic, porém baixaremos a Helios, já que ela também tem suporte a projetos em PHP que também nos interessam. Enfim, baixe a versão que preferir.
Após a instalação necessitaremos de um um plugin para o Eclipse, o ADT Plugin, usado para interagir com a plataforma de desenvolvimento do Android. A instalação do plugin também pode ser acompanhada por aqui.
Etapas para instalar o ADT Plugin:
a) Abra o Eclipse;
b) Abra o menu "Help" -> "Install New Software";
c) Clique no botão "Add";
d) No campo ‘Name’ coloque ‘ADT Plugin’ e no campo ‘Location’ coloque "https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/" sem aspas né!!!
e) Clique em "OK";
f) Selecione o pacote ‘Developer Tools’ e siga os passos de instalação;
g) Feche e abra o Eclipse.

Agora vamos configurar o plugin:
a) Com o Eclipse aberto, selecione a aba "Window" -> "Preferences";
b) Procure a aba "Android";
c) Botão "Browse" -> "<diretório da pasta que está a SDK>";
d) Clique em "Apply". 
Não é difícil, só que leva um tempinho para atualizar e instalar tudo... 
 Em seguida, como fazer seu primeiro "programa" para seu android. Até.

3 comentários:

Vanderley Maia Gomes disse...

ótimo!
thanks!

Anônimo disse...

Muito bom!
Continue com o post está bem legal.

Anônimo disse...

MASSA

Postar um comentário